A alça de saco sempre foi um acessório de moda por direito próprio. Mesmo que durante anos o seu lado estético tenha sido posto de lado em detrimento do seu carácter prático. Atualmente, a alça de ombro única para mala é muito procurada. De facto, todas as mulheres (e homens) que desejem substituir a velha e gasta alça da sua mala, ou personalizar a sua mala com uma nova alça, podem assim tornar o seu produto único e ainda mais atraente! Para os especialistas em moda, a alça de ombro é um acessório utilizado não só para ter estilo, mas também para transportar objectos pessoais mais facilmente, limitando a carga sentida no corpo e libertando as mãos. Inicialmente, as pessoas que as usavam tendiam a optar por um look boémio ou rural. Atualmente, a tiracolo tem uma nova imagem, mais premium e positiva, no mundo da moda. Tornou-se mesmo um dos símbolos da mulher livre e dinâmica. A bolsa a tiracolo constitui mesmo a imagem de uma bolsa para fashionistas e artistas. No entanto, como todos os acessórios da moda, a bolsa de ombro tem regras que você precisa conhecer. Aqui está como comprar e usar uma alça de ombro de bolsa lindamente para aprimorar e personalizar sua bolsa.
As especificidades da alça de ombro da bolsa
Diferentes tipos de alça de ombro podem equipar uma bolsa. Por exemplo, existem alças de ombro ajustáveis, alças de ombro removíveis, alças de ombro com carabina ou alças de ombro equipadas com um paulier. Cada uma destas alças de ombro tem as suas próprias
caraterísticas que podem ser combinadas.
Alças de ombro ajustáveis
Também conhecidas como alças de ombro ajustáveis, estes modelos têm um comprimento que pode ser ajustado de acordo com a necessidade e a utilização. Estas alças de ombro vêm geralmente com fivelas de ajuste ou fivelas deslizantes. Estas são as que permitem ajustar o comprimento da corda a ser deixada. As alças de ombro ajustáveis podem adaptar-se a qualquer forma corporal. Duas pessoas, uma alta e outra baixa, podem usar a mesma alça de ombro ajustável. Basta atuar sobre a fivela de regulação para que a alça de ombro se adapte ao tamanho de cada uma delas. No entanto, deve prestar atenção à amplitude de ajuste disponível numa alça de ombro ajustável antes de comprar uma.
Alças de ombro removíveis
Como o nome sugere, estas são alças de ombro que têm alças destacáveis. Assim, com este tipo de alça de ombro, pode transformar a sua mala de ombro numa mala de mão. Para o fazer, basta retirar a alça fixada ao saco. A alça de ombro amovível permite-lhe ter um modelo duas malas numa só. A transformação mais comum é a de uma bolsa de mão para uma bolsa de ombro. Estas são geralmente vendidas com uma alça que permite a sua conversão numa bolsa de ombro, se necessário. Pode até comprar uma alça de ombro para utilizar numa mala de mão que não tenha uma. Neste caso, é importante escolher uma alça de ombro tendo em conta o tamanho e peso da mala de mão. Uma mala de mão demasiado volumosa pode não ser adequada para a alça de ombro amovível.
Funda com mosquetão
O mosquetão é uma caraterística que torna fácil remover a pega da alça de ombro de uma mala. Este prende-se à extremidade da alça de ombro e tem um dispositivo de bloqueio. O referido dispositivo foi concebido para ser fixado a anéis ou através de fivelas cosidas nos sacos. As argolas disponíveis no mercado têm muitas formas. Pode encontrar anéis em forma de D, circulares ou mesmo rectangulares. Outros parâmetros, como o tamanho ou o tipo de acabamento, também ajudam a diferenciar as argolas. Por exemplo, existem argolas de diferentes tamanhos que são feitas de metal ou de plástico. Graças à alça de ombro com mosquetão, é possível usar qualquer acessório sobre o ombro. Isto desde que o acessório em questão tenha fixações. Uma forma particularmente interessante de alça de ombro removível é a alça de ombro com mosquetão.
Alças de ombro equipadas com almofadas de ombro
Uma almofada de ombro é um dispositivo usado para apoiar os ombros e tornar uma bolsa que pesa mais confortável de usar. É geralmente feito de um material macio, como o algodão. A partir daí, ela pode ser costurada diretamente na alça de ombro ou feita de forma deslizante.
Materiais usados para fazer uma alça de ombro
Como algumas das bolsas que geralmente equipam, as alças de ombro são feitas de diferentes materiais. Os materiais mais frequentemente utilizados para o fabrico são o tecido, o couro, a imitação de couro, o acrílico ou mesmo o metal.
Tecido
Este é um material muito fácil de personalizar. O tecido permite-lhe dar um toque pessoal à alça de ombro graças às diferentes cores e padrões que possui. Em termos estéticos, o tecido é de longe o melhor material que pode ser utilizado para fazer uma alça de ombro. O tecido é também um material de qualidade, no sentido em que é feito de algodão ou cânhamo. É possível fazer alças de ombro muito fortes a partir de tecido. Para o fazer, alguns criadores não hesitam em utilizar muitas camadas de tecido no fabrico. Outros criadores recorrem antes ao almofadado de algodão para solidificar o dispositivo. Este é também um material que oferece muitas possibilidades. Com uma costureira experiente, uma alça de ombro em tecido pode ser fabricada em qualquer forma e tamanho. A última vantagem oferecida por uma alça de ombro em tecido está na área ecológica. O tecido feito de materiais 100% orgânicos é de longe o material mais amigo do ambiente. Isto porque não representa qualquer ameaça para a flora ou a fauna. É biodegradável e, por conseguinte, pouco suscetível de poluir o ambiente.
Couro
O couro é o material que mais caracteriza a alça de ombro. É o material mais utilizado pelos fabricantes. Fabricado a partir de pele de animal, o couro é um material que se destaca pela resistência e espessura que confere às alças. Para além disso, é preciso dizer que o couro é um material muito inelástico. Não há qualquer risco de que uma correia de ombro em pele se estique com o tempo e se torne quebradiça. A última vantagem oferecida pelo couro é em termos de estética. Uma tira a tiracolo em pele é, sem dúvida, um objeto de classe. De facto, muitos dos modelos fabricados com este material estão entre os produtos de topo de gama em certas lojas especializadas. No entanto, é preciso ter em conta que o couro é um material que tem muito medo da água. Em contacto com ela, deforma-se e perde a sua estética e a sua classe. É por isso que é altamente recomendável limpar uma alça de ombro que foi molhada com água com um pano antes que ela não seque sozinha.
Couro falso
Como o nome sugere, este é um material que imita o couro. Este é sintético e consegue reproduzir apenas o aspeto do couro. É por isso que também é conhecido como “couro falso”. O couro sintético foi desenvolvido para evitar que os fabricantes usassem peles de animais para fazer produtos de vestuário, como as alças de ombro. Como resultado, os modelos feitos de couro sintético são mais amigos do ambiente em comparação com o couro verdadeiro. Para além disso, a imitação de pele é perfeitamente resistente à água. Este não se deforma como o couro quando entra em contacto com um meio aquoso. No entanto, é muito menos resistente e tem uma duração de vida limitada. As alças de ombro feitas com este material são menos caras em comparação com os acessórios feitos de couro.
Acrílico
Este é um material que é sintetizado a partir de óleo mineral ou hidrocarbonetos. Basicamente, o acrílico é um material utilizado em tintas. Cada vez mais, encontrou o seu caminho para a indústria têxtil, onde é agora utilizado para fazer muitas peças de vestuário e acessórios, incluindo alças de ombro e pegas de sacos. No entanto, o acrílico raramente é utilizado isoladamente no fabrico de peças de vestuário ou acessórios. Muitas vezes, os fabricantes adicionam outras fibras ao material para criar produtos mais flexíveis e fáceis de cuidar. É também de salientar que as alças de ombro em acrílico são muitas vezes bastante acessíveis. A única preocupação real com este material é o facto de não ser proveniente de uma indústria ecológica. De facto, o seu processo de fabrico é, nomeadamente, a causa de emissões poluentes.
Metal
Existem alças de ombro feitas de diferentes metais. Os metais mais frequentemente utilizados para as alças são o ferro e a prata. Estes são trabalhados e dispostos sob a forma de uma corrente. O princípio é bastante simples. Em primeiro lugar, os fabricantes criam pequenos elos a partir do metal que será utilizado para fazer a alça de ombro. Em seguida, os elos são combinados para formar uma corrente completa. Nalguns casos, isto pode envolver uma simples soldadura. Noutros casos, trata-se simplesmente de entrelaçar os elos. Do ponto de vista funcional, as alças de ombro em metal são preferidas pela sua robustez. Do ponto de vista estético, o toque industrial do material contrasta muitas vezes com o toque acolhedor e caloroso dos outros materiais combinados à volta da mala (lona, tecido, veludo, pele…).
Que visual adotar com uma alça de ombro para personalizar a sua mala?
As possibilidades de visual oferecidas pela alça de ombro são enormes. Ao brincar com as cores, materiais e estilos, pode facilmente mudar o visual da sua mala.
Variar as cores
Tem a opção de escolher a cor da alça de ombro, facilitando a combinação com tantos modelos de malas quantos tiver. Para isso, deve optar por cores ligeiramente neutras como o cinzento, o branco, o taupe ou o preto. Estas cores deixam pouco espaço para a fantasia, mas têm a vantagem de combinar com a maioria das malas. Por outro lado, se quiser quebrar os códigos e tornar a sua mala mais cintilante, terá de optar por cores mais alegres para a sua alça de ombro. Os tons de cor como o azul, o verde ou o laranja são bem-vindos. Tornarão a sua mala mais estética e atraente. Tenha cuidado, no entanto, para não exagerar no kitsch.
Não hesite em combinar diferentes materiais
Os diferentes materiais mencionados acima também são usados para fazer a maioria das bolsas. O primeiro instinto que muitas vezes temos é querer combinar uma alça de ombro de couro com uma bolsa de couro ou couro falso. Isto é perfeitamente compreensível. No entanto, se quiser dar um toque pessoal ao seu saco, não hesite em ir contra esta maneira de pensar. Pode, por exemplo, associar alças de pano a uma bonita mala de couro. O resultado pode surpreendê-lo.
Adotar estilos diferentes
Existem essencialmente duas maneiras diferentes de usar uma alça de ombro. A primeira é usá-la longa e reta na lateral. Neste caso, a mala fica na parte inferior da anca. Por seu lado, a alça de ombro é deixada paralela ao corpo. Esta forma de usar a alça a tiracolo é bastante elegante e transmite a imagem de uma pessoa distinta. A segunda forma de usar a tiracolo é curta e cruzada à frente. Neste caso, a mala é usada ao alto, idealmente ao nível da cintura. Por outro lado, a alça de ombro é posicionada de forma a sair de um ombro e ficar ao nível do peito. Portanto, você pode adotar um desses estilos, assim como pode optar por estilos mais pessoais e menos convencionais.
Qual a espessura da alça de ombro que você deve escolher?
Existem essencialmente dois tipos de
alça
de ombro quando se trata de espessura: fina e larga. A escolha da espessura de uma alça de ombro depende de vários parâmetros. O primeiro aspeto é o peso do saco que esta deve suportar. É evidente que quanto mais pesado for o saco, ou quanto mais provável for, mais forte deve ser a alça. O segundo parâmetro é o que está ligado à frequência com que um utilizador utiliza um saco com uma alça de ombro. Uma pessoa que utilize regularmente uma alça de ombro deve optar por uma alça de ombro larga para um verdadeiro conforto de utilização. O terceiro parâmetro diz respeito à saúde do utilizador. Se tem problemas recorrentes no pescoço e nas costas, deve optar por uma alça de ombro larga. Em suma, uma alça de ombro larga é mais confortável de utilizar. No entanto, para dar um toque de elegância à sua mala, é preferível optar por alças finas. Por outro lado, se tiver alças de ombro com menos de 2 cm de largura, é melhor reservá-las para bolsas pequenas e clutches.